Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia do Geógrafo

29 de Maio Dia do Geógrafo

Na sexta-feira, 29 de maio, comemorou-se o Dia do Geógrafo, profissional imprescindível nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente, transportes, saneamento. Infelizmente as prefeituras, na sua grande maioria, desconhecem a importância deles e colocam por ignorância ou apadrinhamento pessoas totalmente despreparadas para ocuparem cargos que são inerentes a estes profissionais. Neste dia homenageamos os colegas geógrafos, lembrando dos grandes mestres como: Milton Santos de Almeida, o garoto pobre, neto de escravos nascido na cidade Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, no mês de maio de 1926, coincidentemente o mês do Geógrafo. Através de seus estudos e esforços tornou-se doutor em Geografia pela universidade da França, cujo trabalho foi reconhecido internacionalmente em 1994 ao ser laureado com o "Vautrin Lud", considerado o Nobel da Geografia, sendo o único intelectual negro a receber aquele prêmio.

Em 2004 foi declarado Patrono da Geografia Nacional. No livro "O Espaço do Cidadão" foi muito feliz ao afirmar: "Num território onde a localização dos serviços essenciais é deixada à mercê do mercado, tudo colabora para que as desigualdades sociais aumentem". Um dos muitos equívocos que o golpe de 64 cometeu, foi o exílio dos professores Milton Santos e Josué de Castro, outro fera do conhecimento geográfico que por meio do seu livro "Geografia da Fome" denunciou de forma didática e contundente o estado de desnutrição que vivia o homem da Zona da Mata Nordestina, nos anos 60.

Não poder-se-ia jamais esquecer de Manoel Correia de Andrade, com o seu livro de 1968, "Geografia dos Continentes", de capa amarela, fazendo-me viajar e conhecer países e despertando, assim, minha paixão por essa matéria. Outro que também me empolgou na adolescência foi o Geógrafo alemão Alexandre Von Humboldt, narrando sua viagem pela América do Sul.
Finalizando, é impossível não destacar o Aziz Ab' Sáber, que ao tomar conhecimento da privatização da Companhia Vale do Rio Doce, a maior empresa de minérios do mundo, passou mal e teve que ser internado com problemas graves de saúde tamanha foi sua decepção e revolta. Aos amantes da Geografia nada melhor no seu dia relembrar a canção "Terra" de Caetano Veloso que tem tudo a ver com o tema: "Terra, Terra por mais distante, o errante navegante quem jamais te esqueceria?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário